Eduardo Pepe

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RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

  • 40 anos de experiência na área financeira, envolvendo tesouraria, contas a pagar e receber, crédito, administração físico-financeira de contratos e corporate finance.
  • 18 anos de atuação, parte concomitante em controladoria, gestão contábil-societária, formação de custos, orçamentos, economia tributária, análise de viabilidade econômico-financeira de investimentos.
  • Forte vivência em planejamento orçamentário, financeiro e tributário (impostos diretos e indiretos).
  • Elaboração e apresentação de relatórios gerenciais envolvendo conversão de balanços via Fasb 8/52, HB1 e HB2, USGAAP, UKGAAP e BELGIUM GAAP com a utilização do software Hyperion.
  • Viagens internacionais para apresentação de Budget e viabilização de investimentos.
  • Profundos conhecimentos em coordenação e implementação de sistemas ERP (SAP, ABC71 e Logix), bem como matemática financeira e estatística.
  • Profundos conhecimentos em Supply Chain.
  • Profissional orientado a objetivos com forte vivência em ambientes de mudança organizacional.
  • Inglês fluente, Espanhol Avançado.

FORMAÇÃO

  • Pós-graduado em Administração Financeira de Empresas (1994)
    Universidade Santanna – Unisant’Anna
  • Graduado em Ciências Econômicas (1992)
    Universidade Santanna – Unisant’Anna – Economista CORECON/SP nº 24.328-0

ESPECIALIZAÇÕES

  • Matemática Financeira Aplicada – EAD/Fipecafi – (2013)
  • Corporate Finance – PWC – (2012)
  • Transferpricing – PWC – (2010)
  • Gerenciamento de Equipes de Trabalho – Idios Associados – (2008)
  • Economia Tributária – NDB – (2001)
  • Controles Internos – PwC – (2000)
  • Análise de Investimentos – TOP Eventos – (1999)
  • Liderança Situacional – Brimberg Associados – (1998)
  • Gerenciamento de Sistemas de Informação – PUCCAMP – (1997)

HISTÓRICO PROFISSIONAL

A. E. PEPE CONSULTORIA ECONÔMICA E FINANCEIRA LTDA. – Outubro/2002 a Atual
Atuação direta: Consultor de Negócios e Perito.
Cargo: Empresário.

  • Assistente Técnico por indicação de escritórios de advocacia, em processos na área Cível, Societária e Trabalhista. Assistências em mediações, conciliações e arbitragens, inclusive em Juízo Arbitral.
  • Contabilidade societária, investigações contábeis, recuperação de créditos tributários e participação em conselhos fiscais, de administração e comitês de auditoria e de impostos.
  • Recursos humanos e terceirização de departamento de pessoal.
  • Planejamento orçamentário, financeiro e fiscal.
  • Estudos de viabilidade econômica e financeira de novos empreendimentos.
  • Estudos de valorização de empresas (Valuation).
  • Governança Corporativa. Apoio total à gestão de multinacionais chegando ao mercado brasileiro, inclusive como procurador brasileiro para atendimento da legislação. Pacotes de informações gerenciais mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Consolidação de resultados.

SCHRÉDER DO BRASIL ILUMINAÇÃO LTDA. – Julho/2004 a Agosto/2010
Multinacional Belga, com fábricas na Bélgica e mais 44 empresas espalhadas pela Europa, Ásia, África e América Latina. No Brasil possui faturamento anual da ordem de USD 25,0 milhões.

Cargo: Diretor Administrativo e Financeiro/Estatutário (Brasil e Argentina)
Equipe: 20 colaboradores (diretos)

  • Gerenciamento direto das áreas de Contabilidade Societária, Gerencial e de Custos, Planejamento Financeiro, Contas a Pagar, Receber e Tesouraria, Faturamento, Administrativo, Importação e Exportação, Jurídico e Sistemas de Informação.
  • Responsável direto pela administração contábil e financeira da empresa do Grupo na Argentina.
  • Indicação para assumir a Diretoria Financeira de Zona, dos seis países da América Latina.
  • Elaboração de relatórios gerenciais para CFO em Portugal, para CEO e CFO na Bélgica, consolidação trimestral e anual em Belgium GAAP de ambas, Brasil e Argentina.
  • Viagens a Portugal e Bélgica para apresentação de resultados, defender a viabilidade de construção de fábrica própria e para angariar financiamento para construção de nova fábrica no Brasil.
  • Responsável pela reestruturação contábil e financeira, alcançando objetivos de maximização de lucro e otimização de fluxo de caixa.
  • Auditado diretamente pela PWC, Ernst & Young e BDO. Pareceres sem qualquer ressalva.
  • Entre resultados mais significativos, destacam-se: Aumento na lucratividade de 4% em 2004 para 17% atingido em 2006, repetidos até 2008; Política de formação de preços de venda que incorporou 8% à lucratividade bruta; Aumento do capital de giro líquido, principalmente pelo gerenciamento correto de seus componentes e alavancagem financeira por contratação de empréstimo no exterior; Aumento de resultado financeiro pela contratação de instrumento de hedge no contas a receber de exportação.
  • Em 2007, recebido prêmio de Melhores Relatórios Financeiros entre as 44 empresas do Grupo, em Evento na África do Sul.

HERAEUS KULZER SOUTH AMERICA LTDA. – Setembro/1999 a Maio/2002
Multinacional Alemã, com fábricas na Alemanha, EUA, Japão, Canadá e 17 empresas pelo mundo. No Brasil possui faturamento anual da ordem de US$ 10 milhões.

Cargo: Diretor Financeiro
Equipe: 14 funcionários (diretos) – 26 funcionários (indiretos)

  • Gerenciamento das áreas de Contabilidade e Custos, Budget, Auditoria Interna e Externa (PwC, KPMG), Planejamento Orçamentário e Financeiro, Importação e Exportação, Tesouraria, Contas a Pagar e Receber, Sistemas de Informação, Faturamento, Compras, Departamento de Pessoal, Administração de Vendas e Serviços Gerais e Logística.
  • Elaboração de relatórios gerenciais para o Presidente Brasil (Gerente Geral), Presidente Alemanha (CEO) e Controller Geral da Alemanha (CFO).
  • Reestruturação da contabilidade através de mudanças nos controles internos e de todo procedimento de contabilização dos resultados, possibilitando atualização dos lançamentos e regularização de não-conformidades deixadas na gestão anterior.
  • Redefinição da política de Crédito, Contas a Pagar e Receber, otimizando a administração do fluxo de caixa e possibilitando a regularização de 17% de atraso no Contas a Receber.
  • Apuração de créditos fiscais de ICMS e FINSOCIAL em um total de US$ 100 mil.
  • Responsável pelo aumento do lucro líquido de 4% para 16%, de 1999 a 2001, e pelo aumento da Margem Bruta de 38% para 46%.
  • Reestruturação de procedimentos alfandegários com economia de cerca de US$ 11,5 mil/mês.
  • Substituição do Sistema de Informação da empresa, com contratação de consultoria especializada para adequação do software (ERP-Logocenter/Logix) e introdução de link direto com o SAP para introdução do Supply Chain na matriz.

NEC DO BRASIL S/A – Julho/1995 a Setembro/1999

Cargos: Diretor de Controladoria.
Equipe: 6 funcionários (diretos)

  • Área de Planejamento de Novos Negócios, responsável pela análise de viabilidade econômica e financeira dos novos empreendimentos nas 5 grandes áreas de negócios.
  • Análise tributária dos novos negócios para se encontrarem formas de se obter qualquer economia tributária. Abertura de empresas tipo Special Purpouse Companies.

MOMENTVM EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. – Outubro/1994 a Junho/1995

Cargo: Gerente Administrativo e Financeiro
Equipe: 25 funcionários (diretos)

  • Responsável direto por contas a pagar, contas a receber e tesouraria, da matriz e de todas as filiais no Brasil.

NEC DO BRASIL S/A – Junho/1985 a Agosto/1993

Cargo: Gerente de Seção Sênior – Administração Financeira de Contratos
Equipe: 30 funcionários (diretos)

ELECTROLUX S/A – FACIT S/A (Grupo Sueco SAAB) – Janeiro/1976 a Junho/1985

Último Cargo: Chefe de Cadastro, Crédito e Cobrança
Equipe: 8 funcionários (diretos)

HISTÓRICO DOCENTE

FAC. DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – Agosto/2002 a Outubro/2003

Sociedade de ensino superior.
Cargo: Professor

  • Matérias lecionadas: Recursos de Longo Prazo e Capital de Terceiros (Módulo Gestão Financeira)

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA – Agosto/1994 a Dezembro/2000
Sociedade Unificada Brasileira de ensino superior.
Cargo: Professor Assistente II

  • Matérias lecionadas: Adm. Financeira e Orçamentária (para 3º ano de Contabilidade e Administração), Contabilidade I (para 1º e 2º ano de Contabilidade) e Contabilidade II (para 3º ano de Contabilidade).